A SANEX detém a tecnologia para o tratamento e purificação de água e utiliza-se dos mais diversos processos e tecnologias envolvendo decantação, floculação, filtração e ainda sistemas avançados que utilizam membranas sintéticas, tais como microfiltração, nano filtração, ultra filtração e osmose reversa.
As Estações de Tratamento e Purificação de Água (ETA) são modulares, compactas, automatizadas e de fácil operação.
As estações de tratamento de água SANEX, são projetadas e dimensionadas para atender os padrões de qualidade requeridos pelo cliente, quer seja para fins industriais, potável, ou até mesmo desmineralizada para incorporação no produto ou uso em processos evaporativos. Em seus projetos, A SANEX tem total liberdade na escolha de tecnologias e processos de tratamento, visando a solução que apresente a melhor relação entre investimento e custo operacional, não estando vinculada a nenhum fornecedor específico de equipamento/tecnologias, mas sim, compromissada com a eficiência do tratamento e com o mais baixo custo.
As estações de tratamento de água SANEX, quando utilizadas para fins potáveis, são projetadas de forma a garantir que a qualidade da água tratada atenda aos padrões de potabilidade estabelecidos na Portaria Nº 2.914/11 do Ministério da Saúde, baseando-se nas normas a seguir:
A SANEX possui um corpo técnico de experientes e capacitados engenheiros que supervisionam com responsabilidade técnica a construção e montagem em campo das estações de tratamento, cumprindo os cronogramas e orçamento projetado. Os profissionais técnicos de civil, elétrica, hidráulica e mecânica são constantemente treinados para a execução e acompanhamento da montagem dos equipamentos obedecendo as normas de segurança da SANEX e dos clientes.
As estações podem operar de forma manual ou totalmente automatizadas e seus componentes podem ser construídos com diversos tipos de materiais, como: Fibra de Vidro (PRFV), Polipropileno, Aço e Concreto, adequando caso a caso com as condições locais.
Todos os equipamentos, como filtros, decantadores, bombas, floculadores, dosadoras, membranas, painéis elétricos, entre outros, passam por um rígido controle de qualidade durante a fabricação com inspeções periódicas e programadas a fim de assegurar ao cumprimento do projeto, qualidade dos materiais empregados e o atendimento das normas de construção.
A operação de sistemas de tratamento de água requer legalmente o emprego de profissionais especializados em engenharia e química com responsabilidade técnica junto aos órgãos competentes (CREA E CRQ).
Os serviços dos operadores contemplam uma série de atividades que englobam inspeções preventivas, manutenções corretivas e preventivas e assistência técnica envolvendo diversas especialidades, como:
Além dos operadores treinados em normas de segurança, a SANEX conta com o suporte de equipamentos próprios e um vasto estoque de peças de reposição para o pronto atendimento em casos de emergência.
A SANEX dispõe de uma ferramenta para gestão e controle remoto de estações de tratamento denominado Eco Monitoramento©.
O Eco Monitoramento© é uma poderosa ferramenta aplicada na operação de sistemas de saneamento básico e monitoramento ambiental que permite a leitura à distância de instrumentos (sensores ou medidores) em tempo real a partir do acesso a uma conexão INTERNET facilitando sobremaneira a supervisão da operação.